Tulipa ERP

Conheça 3 relatórios gerenciais imprescindíveis para sua empresa

Informações completas, precisas e bem fundamentadas são a chave para tomar as melhores decisões para o negócio. Nesse sentido, contar com relatórios gerenciais de qualidade é essencial.

JUNTE-SE AO TIME DE PESSOAS DE SUCESSO

Entre para nossa lista exclusiva e receba com prioridade conteúdos novos toda semana

Informações completas, precisas e bem fundamentadas são a chave para tomar as melhores decisões para o negócio. Nesse sentido, contar com relatórios gerenciais de qualidade é essencial.

Eles permitem medir e monitorar dados, elaborar planos estratégicos com base nos resultados da empresa, otimizar processos e tomar consciência sobre a situação real do negócio. Por isso, neste post vou mostrar 3 relatórios gerenciais fundamentais que a sua empresa deve acompanhar. Confira!

Quais são os principais relatórios gerenciais?

Veja a seguir 3 dos principais relatórios gerenciais que uma empresa deve manter sempre atualizados.

1. Relatório financeiro

Como o nome indica, ele diz respeito a toda parte financeira da empresa e, por isso, é o mais utilizado. Afinal todo empresário precisa acompanhar o desempenho e fazer a gestão financeira do negócio. Esse relatório contempla os números relacionados ao fluxo de caixa, aos custos e às despesas, às contas a pagar e a receber etc. Ele permite visualizar o histórico de crescimento da empresa e a eficácia das estratégias adotadas para alavancar os resultados.

2. Relatório de vendas

Seja qual for o seu negócio, você efetua vendas, e é isso que garante a sobrevivência da sua empresa. Sendo assim, é importante acompanhar de perto o seu desempenho. Embora os detalhes do relatório dependam da natureza do negócio, alguns itens são comuns a todos, como quantidade de vendas, ticket médio, ciclo de venda e volume financeiro total no período.

Essas informações permitem ver em que ponto é preciso atuar: o ticket médio está muito baixo? A quantidade de vendas aumentou, mas o volume financeiro caiu? Pode ser o caso de fazer campanhas para que o cliente leve mais de um item a cada compra, por exemplo.

3. Relatório de produtividade

Esse é um tipo de relatório que varia bastante de acordo com a natureza da empresa. O objetivo, no entanto, é sempre o mesmo: entender a relação entre custo e retorno. Pode-se pensar, por exemplo, em produtividade por vendedor: em média, quantas vendas foram fechadas por vendedor? Ou, em uma campanha de marketing, pode abordar a fidelização do cliente com o mesmo investimento.

O importante aqui é escolher o que é importante para a companhia e acompanhar a evolução do dado.

O que um relatório gerencial deve conter?

Para elaborar um relatório gerencial, o primeiro passo é definir o objetivo, ou seja, o que se pretende analisar a partir daquelas informações. Em seguida, é preciso selecionar quais são as informações que serão capazes de contemplar o objetivo. Para isso, avalie quem é o destinatário daquele relatório, que vai analisar aqueles dados para tomar decisões.

Não se esqueça de mostrar a situação atual sempre de forma relativa. Por exemplo, não adianta apenas saber como está o volume de vendas. É preciso também saber qual é a meta, como ele está em relação a ela e informar as projeções para atingir a meta caso aquele ritmo se mantenha.

A apresentação do relatório deve ser limpa e o mais visual possível. É preciso que as informações estejam bem visíveis. Por isso, recomenda-se o uso de ilustrações, tabelas, gráficos e infográficos.

A exposição deve estar bem estruturada, em tópicos ou capítulos, e apresentada no índice. Para facilitar a compreensão, a exposição deve seguir o esquema de pirâmide: o mais importante em cima das explicações, justificativas e detalhes.

Agora você já sabe quais são os principais relatórios gerenciais que uma empresa deve acompanhar, para quê eles servem e o que devem conter.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais? Então, veja agora algumas dicas práticas para a sua empresa ter um fluxo de caixa eficiente!

Hey,

deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo. ;)