Tulipa ERP

Afinal, para que serve um ERP na Nuvem?

MATERIAL GRATUITO

Baixe o ebook das Principais Iniciativas Estratégicas que Promovem o Crescimento do seu Negócio.

A gestão das empresas encontrou na tecnologia um grande parceiro: o ERP. Mas você sabe para que serve um ERP?


Um gestor precisa estar seguro para tomar decisões estratégicas. Para isso, necessita dispor de informações confiáveis e visualizar o conjunto da obra, não apenas alguns setores da empresa.

Já pensou em reunir essas facilidades a diversas outras vantagens como aumento de eficiência e redução de custos? Não? Então, continue a leitura e veja os benefícios de ter ERP na nuvem que listei para você! Vamos lá?

 

O que é e como surgiu o ERP?

ERP é a sigla em inglês para Planejamento dos Recursos da Empresa (Enterprise Resource Planning). Na verdade, constitui uma plataforma para um sistema de gestão empresarial.

Isso significa que o ERP reúne em um conjunto organizado o gerenciamento das inúmeras atividades da organização. Constituído por módulos que integram os diversos setores da empresa, permite que a informação tenha fluidez bem maior.

Assim, os pedidos de um cliente, o fluxo de caixa ou o controle de estoque das mercadorias, por exemplo, são gerenciados por um mesmo sistema. Dessa forma, todas as atividades da empresa ficam conectadas.

Por sua vez, a plataforma ERP surgiu da facilidade de uso da tecnologia para a otimização dos processos que regulam as atividades das organizações. Portanto, ERPs são softwares integrados para facilitar a gestão empresarial.

 

Quais as vantagens de investir em ERP?

O ERP hoje é indispensável à rotina eficiente dos negócios. Conheça as suas principais vantagens.

Integração das informações

O ERP padroniza processos e fluxo de informação. Além disso, promove a integração entre os setores da empresa facilitando incrivelmente a comunicação entre eles.

Diminuição de custos

A diminuição de custos promovida pelo uso do software resulta de inúmeras reduções de despesas. Assim, as áreas de TI, logística, manutenção e estoque, por exemplo, conseguem otimizar as suas ações aumentando a eficiência operacional.

Automatização dos processos

Uma das grandes características por trás das vantagens do ERP é o fato de automatizar os processos. A automatização gera economia de trabalho, aprimoramento das atividades e aumento da eficiência, entre outras.

Agilidade

Com a automatização e a integração promovidas nos sistemas de trabalho, a agilidade obtida é nítida para todos. Assim, os resultados alcançados são mais exatos e o tempo de execução é menor.

Diminuição de erros humanos

O ERP reduz o número de intermediários integrando os diversos módulos dos segmentos da empresa. Ao mesmo tempo, automatizando os processos, reduz muito a incidência de erros humanos.

Dedicação à estratégia

Com agilidade e redução do retrabalho, sobra mais tempo para o gestor dedicar à estratégia da empresa. Além disso, fica muito mais fácil tomar decisões quando se tem uma visão completa e não segmentada do sistema.

 

Por que um ERP na nuvem?

Se a sua empresa tem um fluxo de informações relevantes, que requer proteção e agilidade de desempenho, considere essas principais razões para dispor do sistema na nuvem.

Facilidade de acesso

Uma vez que o ERP é instalado na nuvem, é possível ter acesso a ele a partir de qualquer local, até mesmo com um aplicativo móvel. Assim, você não precisa estar na empresa para ver a informação que necessita.

Permanente disponibilidade

Com o ERP na nuvem, você fica livre das inúmeras condições de impedimento às quais o sistema está suscetível quando é local. Assim, falha nos equipamentos, manutenção deficitária e desastres naturais, por exemplo, podem ser facilmente superados.

Segurança para seus dados

Armazenando informações na nuvem, sua informação estará em um banco de dados otimizado. Além disso, segurança e confiabilidade devem ser as principais características da nuvem utilizada.

Atualização permanente e suporte especializado

As atualizações na nuvem são automáticas e não afetam qualquer customização que você tenha promovido. Além disso, o suporte é altamente especializado e acessível a qualquer hora.

Para dispor dessas vantagens, é essencial que, além de saber para que serve um ERP, você possa contar com a assessoria de uma empresa especializada. Ela acompanhará todo o processo, desde a implementação até o suporte demandado em qualquer momento.

Esse artigo foi útil e esclarecedor para você? Então, acho que você vai gostar de saber como escolher o melhor ERP para sua empresa!

Clique aqui para baixar e-book grátis

Hey,

deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo. ;)