Tulipa ERP

O que é MRP: entenda de uma vez a sua importância!

A manufatura é apenas uma indústria que depende do equilíbrio apropriado entre oferta e demanda. Se você trabalha em uma padaria ou em uma empresa de tecnologia, a implementação dos conceitos de MRP — Planejamento de Requisitos de Material — pode beneficiar drasticamente a sua empresa.

JUNTE-SE AO TIME DE PESSOAS DE SUCESSO

Entre para nossa lista exclusiva e receba com prioridade conteúdos novos toda semana

A manufatura é apenas uma indústria que depende do equilíbrio apropriado entre oferta e demanda. Se você trabalha em uma padaria ou em uma empresa de tecnologia, a implementação dos conceitos de MRP Planejamento de Requisitos de Material — pode beneficiar drasticamente a sua empresa.

Embora na sua origem tenha sido destinado exclusivamente às indústrias de manufatura e fabricação, o MRP é aplicável a praticamente qualquer setor, incluindo o setor de serviços. Isso ocorre porque ele se concentra em duas preocupações universais dos negócios: clientes e recursos.

O MRP analisa todas as atividades da empresa em termos de demandas dos clientes e gerencia todos os recursos da empresa por meio de sua própria lógica e processamento de dados.

Quer entender o que é MRP e saber como esse tipo de sistema funciona? Acompanhe este artigo!

O que é um MRP?

O MRP — Material Requirements Planning — é um sistema que automatiza os processos de produção, estoque e programação para empresas de manufatura. Os sistemas MRP permitem que os planejadores de produção correspondam de forma eficiente à oferta e à demanda, prevendo a quantidade e o tipo de produto necessário para projetos futuros, além de rastrear o número de materiais necessários para os atuais.

O MRP cria um fluxo sincronizado de materiais, componentes e peças em um sistema ordenado que está alinhado com um cronograma de produção. Essencialmente, o software MRP pega o cronograma mestre de produção e o converte em um esboço detalhado que ajuda os usuários a comprar os componentes e as matérias-primas de que precisam com confiança. Ele também combina e rastreia diferentes variáveis, incluindo pedidos de compra, material, datas de vencimento e pedidos acelerados.

Quais são os recursos e benefícios do MRP?

O MRP aprimora importantes processos de fabricação, minimizando os prazos de entrega, otimizando os níveis de estoque e maximizando os níveis de serviço, os quais aumentam a eficiência dos negócios. Desde que o MRP foi adotado, ele simplificou o planejamento de materiais, fornecendo aos fabricantes ferramentas úteis, como as que você vê a seguir.

Assistência ao inventário

O MRP organiza perfeitamente o processo de inventário, garantindo que os níveis de inventário sejam altos o suficiente para que a produção ocorra sem problemas, mas baixos o suficiente para reduzir os custos indiretos.

Previsão

A previsão ajuda as empresas de manufatura, fornecendo informações sobre quando manter e solicitar os materiais necessários, o que os ajuda a economizar e gastar capital quando necessário.

Planejamento e programação precisos

Os sistemas MRP ajudam os gerentes de produção a criar com precisão cronogramas de produção confiáveis, permitindo que planejem com antecedência e se preparem para novos projetos no futuro.

O que é o MRP II?

Os sistemas MRP II incluem todas as ferramentas dos sistemas MRP, mas oferecem recursos aprimorados de planejamento de manufatura e são úteis para a produção e manufatura. Esses sistemas podem criar programações-mestre otimizadas de produção, facilitar a compra de matérias-primas, auxiliar na previsão de vendas da empresa e automatizar o planejamento de requisitos de materiais.

Você também obtém meios avançados de planejamento de capacidade que os sistemas MRP não têm. Esses recursos ajudam sua empresa a usar insumos suficientes para atender à demanda projetada com a ajuda de dados em tempo real. Isso ajudará você a evitar excesso de estoque e poderá reduzir seus custos gerais.

Como a transição para o software ERP pode ajudar?

Hoje, o ERP e o MRP são vistos como dois sistemas complementares, nos quais o ERP é uma espinha dorsal que suporta vários módulos, incluindo o MRP. O MRP pode ser um único módulo do ERP. A maioria dos aplicativos de ERP tem recursos MRP integrados, que incluem gerenciamento de materiais, gerenciamento de chão de fábrica, listas de materiais, cotações e ordens de serviço.

Softwares ERP, como o Tulipa, permitem que as empresas dobrem seu sistema MRP com o restante de suas operações, o que economiza tempo e dinheiro e elimina o potencial de informações ou software redundantes. Saber o que é MRP é o primeiro passo para aumentar a eficiência do seu negócio.

Quer aproveitar os benefícios do MRP na sua empresa e ainda com as vantagens de um sistema robusto de gestão empresarial? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Hey,

deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo. ;)