As empresas devem acompanhar algumas métricas essenciais para entender como está o andamento dos negócios. Uma delas é o CAC (Custo de Aquisição por Cliente), que como o nome sugere, mostra quanto custa para transformar um lead em cliente.
As empresas devem acompanhar algumas métricas essenciais para entender como está o andamento dos negócios. Uma delas é o CAC (Custo de Aquisição por Cliente), que como o nome sugere, mostra quanto custa para transformar um lead em cliente.
A partir desse número é possível obter outras informações importantes. Dentre elas está o cálculo da receita que um cliente tem que gerar no seu ciclo de vida para cobrir esse custo de aquisição.
Neste artigo, vamos explicar melhor o que é CAC, qual a sua importância, como fazer o cálculo e quais variáveis devem ser analisadas. Acompanhe!
O que é CAC?
CAC é uma sigla para Custo de Aquisição por Cliente, ou seja, o investimento médio em esforços diretos para conquistar um cliente. Essa é uma métrica muito usada em marketing e vendas, já que ela é capaz de medir exatamente os esforços dessas áreas.
Conhecendo o CAC é possível saber se o negócio apresenta um crescimento sustentável.
Como é calculado o CAC?
No cálculo do CAC, entram todos os investimentos diretos feitos com o objetivo de atrair novos clientes, que vêm basicamente das áreas de marketing e vendas. Para isso, é preciso considerar itens como:
- salários;
- comissões;
- ferramentas;
- compra de anúncios;
- eventos;
- Relações Públicas;
- materiais de divulgação;
- gastos com telefonia e internet;
- infraestrutura usada para fazer a conversão de novos clientes, como quiosques e stands de venda.
De posse dessas informações, some todos os gastos e divida pelo número de novos clientes obtidos nesse mesmo período. Assim temos o CAC. Resumindo:
CAC= investimentos em marketing e vendas/número de novos clientes
Qual a importância do CAC para o negócio?
O CAC é uma das primeiras métricas que uma empresa deve analisar para saber se está tendo um crescimento sustentável. De forma geral, ela deve ser menor do que o valor médio do produto ou serviço que você oferece, para ser sustentável.
Assim, se você gasta em média R$200 para conquistar um novo cliente e o seu produto custa R$150, você terá um prejuízo de R$50 para cada cliente que conquistar. É claro que essa é uma análise simplista, pois é perfeitamente que seu cliente compre mais de uma vez com você e que o CAC se dilua ao longo dessas várias compras.
É o caso, por exemplo, das empresas que trabalham com receitas recorrentes, como os serviços de assinatura. Por isso, é preciso colocar o CAC dentro do contexto específico do seu negócio para dizer se aquele valor é positivo ou negativo.
Como um ERP pode ajudar você nesse processo?
Um software ERP (Enterprise Resource Planning) é capaz de integrar as diversas áreas da empresa e tem à mão todos os dados de marketing e de vendas. Dessa forma, você pode gerar relatórios customizados com as informações mais relevantes para a sua análise.
Com o ERP Tulipa você conta com os módulos de vendas e de CRM e pode usar os dados de ambos de forma combinada para calcular todas as métricas relevantes para o negócio, com precisão absoluta.
Agora você já sabe o que é CAC e como ele pode ajudar a tomar decisões estratégicas na sua empresa. Analisando CAC, por exemplo, você pode chegar à conclusão de que é preciso encontrar formas alternativas de rentabilizar o cliente para garantir um crescimento sustentável.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o Tulipa? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas!