Tulipa ERP

Saiba quais são as características de um negócio escalável!

Imagine que as vendas de uma empresa aumentassem em 5, 10, 20 ou até mesmo em mais vezes. Devido ao setor em que ela atua e à maneira como está organizada, ela suporta esse crescimento, mantendo os níveis de produtividade e satisfação dos clientes.

JUNTE-SE AO TIME DE PESSOAS DE SUCESSO

Entre para nossa lista exclusiva e receba com prioridade conteúdos novos toda semana

Imagine que as vendas de uma empresa aumentassem em 5, 10, 20 ou até mesmo em mais vezes. Devido ao setor em que ela atua e à maneira como está organizada, ela suporta esse crescimento, mantendo os níveis de produtividade e satisfação dos clientes.

A organização que acabo de descrever tem traços fortes de negócio escalável, mas seria preciso conferir outras particularidades para confirmar se realmente se encaixa nessa categoria. Veja a seguir quais são essas características e por que elas são tão impactantes para o sucesso da companhia.

O que é um negócio escalável?

Uma empresa escalável é aquela que consegue promover uma lucratividade maior sem que os custos e o uso de outros recursos para sustentar esse crescimento aumentem na mesma proporção. Para isso, seu modelo de negócios precisa ter algumas propriedades que permitam atender a crescente demanda do público sem prejudicar o atendimento e a qualidade dos produtos e serviços.

Quais são as suas características?

Escolhi três dos principais aspectos que permitem identificar se um negócio tem potencial de escalar ou não. Confira!

Replicabilidade

Este fator está relacionado à capacidade de uma empresa replicar seu modelo de negócio em outra cidade, estado, região ou mesmo país, e assim expandir suas operações. Também envolve a facilidade de reproduzir aquilo que tem a oferecer, conforme a demanda.

Uma fábrica convencional, por exemplo, dificilmente conseguiria escalar sua produção sem auxílio da tecnologia. Contudo, com investimentos adequados em equipamentos e ciência de dados, é possível melhorar a eficiência dos processos e transformá-la em uma indústria 4.0.

Automação

E por falar em tecnologia, vale destacar que a automação é outra parte fundamental de negócios escaláveis. Com a instalação de máquinas, implantação de softwares de gestão como um ERP ou criando maneiras de automatizar processos, conseguimos aumentar a agilidade ao mesmo tempo em que diminuímos a ocorrência de erros humanos.

Distribuição

O terceiro fator que considero pertinente para um negócio escalável é o seu potencial de alcançar os consumidores. Uma fábrica que queira ampliar sua atuação precisa de uma excelente operação logística, enquanto um sistema vendido no modelo de software como serviço exige uma infraestrutura robusta na nuvem para atender às demandas sem gargalos.

Qual é a importância da escalabilidade para o sucesso do negócio?

Já que uma organização escalável consegue entregar valor a cada vez mais pessoas, sem alterar consideravelmente sua estrutura de custos, é de se esperar que a margem de lucro aumente à medida que a empresa conquista mais clientes. E nada melhor que a lucratividade para indicar o sucesso de um negócio.

Contudo, devo lembrar que, apesar de todas as vantagens, um negócio escalável não é infalível. Para consolidar a companhia, é essencial que ela se mantenha à frente dos concorrentes, incentivando uma cultura de inovação e atualizando seus produtos e serviços com diferenciais competitivos.

E não se esqueça das ferramentas tecnológicas. Mesmo negócios sem essência de escalabilidade podem usufruir de benefícios como os dos softwares empresariais na cloud. E se tiver algum receio, não se preocupe. Descubra estas estratégias para garantir a segurança na nuvem!

Hey,

deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo. ;)