Tulipa ERP

Por que a implantação de sistema ERP é necessária na indústria, afinal?

A tecnologia e a implantação de sistemas ERP permitiu um enorme salto de produtividade e de eficiência nas empresas. Por isso, é simplesmente impossível ficar de fora e continuar gerenciando a organização “no braço”.

JUNTE-SE AO TIME DE PESSOAS DE SUCESSO

Entre para nossa lista exclusiva e receba com prioridade conteúdos novos toda semana

A tecnologia — e a implantação de sistemas ERP — permitiu um enorme salto de produtividade e de eficiência nas empresas. Por isso, é simplesmente impossível ficar de fora e continuar gerenciando a organização “no braço”.

Não dá mais para cada setor fazer seus controles por planilha ou cada um usar um software diferente que não conversa com os demais. A questão é ainda mais crítica na indústria, que precisa competir com produtores de outros países em que os custos são muito mais baixos.

Por isso, hoje vou apresentar uma ferramenta fundamental para superar esse problema: o ERP (Enterprise Resource Planning). Quer saber mais? Continue a leitura e veja como a implantação de sistemas ERP vai ajudar você a alcançar a lucratividade com a qual tanto sonha!


Qual a função de um sistema ERP?

Os ERPs são softwares que atuam na gestão completa da empresa, nas mais diferentes áreas. É possível, por exemplo:

  • controlar contas a pagar e receber;
  • gerar relatório de vendas;
  • monitorar o pagamento de impostos;
  • acompanhar a produção;
  • diminuir erros operacionais;
  • controlar estoques;
  • fazer a gestão de compras;
  • gerenciar atividades de RH, como folha de pagamento e ponto dos funcionários.

Assim, ele permite integrar os mais diversos departamentos, como financeiro, recursos humanos, vendas, marketing, jurídico, atendimento ao cliente, além da produção propriamente dita.


Quais as vantagens da implantação de sistemas ERP?

O uso de um sistema ERP pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa. Vamos ver alguns deles!


Redução de custos operacionais

Com o ERP, é possível fazer uma gestão muito mais precisa de matérias-primas e estoque, além de reduzir despesas com mão de obra e falhas humanas.


Maior eficiência nos processos de produção

O software permite automatizar e padronizar processos, “despersonalizando” a produção da empresa e, com isso, melhorando a eficiência da produção.

Assim, todos têm de seguir os mesmos procedimentos, evitando que o conhecimento se perca com a rotatividade dos colaboradores ou que os processos fiquem desalinhados entre os diferentes departamentos da organização.


Aumento da segurança da informação

Os sistemas ERP proporcionam maior proteção para as informações, especialmente com a adoção do cloud computing, que permite manter os dados criptografados.

Além disso, é possível conceder diferentes níveis de acesso às informações, dependendo da função e do cargo do colaborador, e ter registro desses acessos.


Fornecimento de informações gerenciais

O ERP oferece a possibilidade de emitir relatórios gerenciais customizados de acordo com as necessidades da empresa. Assim, os gestores passam a ter em mãos informações valiosas para auxiliar no processo de decisão.


Integração entre estoque e compras

A integração dos dados de estoque e a área de compras é um dos grandes ganhos com a implantação de sistemas ERP.

Como todo o movimento é registrado, pode-se configurar o software para alertar a área de compras quando determinado suprimento atingir um nível de estoque que indique a necessidade de reposição.

Poder acessar as informações de estoque em tempo real também é uma vantagem enorme para a área de compras, que pode entender melhor como estão as vendas e fazer um planejamento mais preciso e eficiente.

Viu como a implantação de sistemas ERP é capaz de oferecer vantagens incríveis para a sua empresa? Para tirar o melhor proveito dessa poderosa ferramenta, é importante contar com uma equipe especializada.

Para isso, entre em contato com o Tulipa e converse com um de nossos especialistas agora mesmo!

Hey,

deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo. ;)