Tulipa ERP

Descubra agora mesmo como melhorar a gestão de equipes remotas

O trabalho a distância já é uma realidade para muitas empresas. Para os colaboradores, ele proporciona uma qualidade de vida melhor, economizando tempo e dinheiro em deslocamento. Já para as empresas, representa uma economia dos custos de manter um funcionário no escritório.

JUNTE-SE AO TIME DE PESSOAS DE SUCESSO

Entre para nossa lista exclusiva e receba com prioridade conteúdos novos toda semana

O trabalho a distância já é uma realidade para muitas empresas. Para os colaboradores, ele proporciona uma qualidade de vida melhor, economizando tempo e dinheiro em deslocamento. Já para as empresas, representa uma economia dos custos de manter um funcionário no escritório.

Fazer a gestão de equipes remotas, no entanto, é um desafio. É preciso ter disciplina e organização para manter uma boa comunicação entre o time e garantir que as entregas e os processos ocorram conforme programado.

Por isso, vou mostrar neste artigo algumas recomendações para você melhorar a gestão de equipes remotas. Confira!

Elabore um manual de boas práticas

Não é porque o colaborador está trabalhando na casa dele que não existem regras. Dependendo da empresa, ele pode, por exemplo, ser chamado às pressas para participar de uma videoconferência com um cliente ou com um gestor.

Por isso, analise as necessidades da empresa e instrua sua equipe em relação aos cuidados com a aparência e com o gerenciamento do tempo, se for o caso.

Crie um plano de trabalho

Ter um plano de trabalho vai garantir clareza em relação ao que se espera de cada membro da equipe. É claro que é importante definir quais são as tarefas, quem deve executá-las e quais são os prazos a serem cumpridos, mas isso não é tudo.

Após as entregas, deve-se analisar os resultados e tirar lições deles, promovendo um processo de melhoria contínua.

Estabeleça check points

Como você não está convivendo com a equipe no dia a dia, faça checagens com menor intervalo de tempo para saber como está o andamento das tarefas. Crie um processo que permita acompanhar o desenvolvimento do projeto, de forma que você possa monitorar eventuais atrasos e, se for o caso, tomar providências.

]Incentive a comunicação

No trabalho remoto, a principal forma de comunicação é por escrito, seja via e-mail ou por aplicativos de troca de mensagens. Assim, tendemos a ser mais sucintos e diretos. Além disso, o fato de não estar cara a cara com seu interlocutor torna impossível saber qual foi o tom que a pessoa deu à mensagem, que é parte da informação.

Por isso, é preciso incentivar os colaboradores a detalhar melhor as mensagens, estimular questionamentos e, de preferência, promover encontros presenciais periódicos. Se isso não for possível, uma videoconferência já ajuda muito.

Conte com o auxílio da tecnologia

O trabalho remoto só pode existir graças à tecnologia. E sua evolução trouxe uma série de possibilidades e benefícios para facilitar a gestão de equipes remotas.

E-mails, aplicativos de troca de mensagens, sistemas em nuvem, plataformas de comunicação, softwares para gestão de projetos e outros recursos podem otimizar o trabalho da equipe e a comunicação com o gestor.

Para fazer a melhor gestão de equipes remotas, é importante também contar com um ERP (Enterprise Resource Planning) que tenha um CRM (Customer Relationship Management) integrado.

Para isso, conte com o Tulipa ERP. Com ele você pode acompanhar as atividades de cada profissional e ver os avanços no projeto, além de monitorar processos, analisar indicadores de desempenho e recuperar eventuais atrasos nas metas. Assim, a gestão de equipes remotas fica muito mais eficiente!

Agora que você já conhece as melhores práticas para fazer gestão a distância, entre em contato conosco agora mesmo e converse com um de nossos especialistas para entender melhor tudo o que o Tulipa ERP pode fazer por você!

Hey,

deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo. ;)