Tulipa ERP

Quais os principais gargalos logísticos e como identificá-los?

Empresas de logística precisam estar atentas a vários fatores para garantirem que os seus processos não tenham problemas. Falha no fluxo de entrega de mercadorias podem gerar gargalos logísticos que reduzem…

JUNTE-SE AO TIME DE PESSOAS DE SUCESSO

Entre para nossa lista exclusiva e receba com prioridade conteúdos novos toda semana

Empresas de logística precisam estar atentas a vários fatores para garantirem que os seus processos não tenham problemas. Falha no fluxo de entrega de mercadorias podem gerar gargalos logísticos que reduzem a competitividade do negócio e, com isso, geram prejuízos e diminuições da receita.

Para atacá-las, algumas medidas podem ser tomadas. Elas auxiliam os times a identificarem e a mitigarem eventuais problemas, reduzindo riscos e melhorando o aproveitamento de recursos.

Quer saber quais são? Então, confira o post a seguir!

O que é um gargalo logístico?

Gargalos logístico são situações que levam a atrasos em uma etapa do fluxo de transporte de produtos. Eles podem surgir em função de problemas na troca de informações entre equipes, falhas operacionais, indisponibilidade de recursos ou mesmo processos mal estruturados.

Como consequência, um gargalo logístico gera atrasos no dia a dia do negócio e redução do custo-benefício do investimento na manutenção das rotinas da empresa.

Quais são os principais gargalos que podem afetar a sua empresa?

Um setor de logística pode ser afetado por vários tipos de gargalos. A sua ocorrência surge mais vezes em companhias que possuem cadeias operacionais complexas ou mal projetadas.

Entre os principais, podemos apontar:

  • atrasos no fluxo de entrega: podem ser causados por falhas internas ou fatores externos (como um acidente em uma estrada);
  • erros na troca de informações: falhas na comunicação entre equipes ou na emissão e compartilhamento de documentos podem gerar erros operacionais;
  • fluxos de trabalho pouco eficazes: fluxos de trabalho projetados de modo pouco eficiente podem ampliar as chances de um erro operacional ocorrer;
  • indisponibilidade de matéria prima ou ferramentas: esses fatores impedem a execução de uma etapa até que o problema seja solucionado.

Como evitar um gargalo logístico?

Para evitar gargalos logísticos a empresa pode lançar mão de algumas estratégias. Elas tornam a rotina da companhia mais ágil e dinâmica, sempre sendo capaz de atender demandas externas. Entre as principais, se destacam:

  • o uso de indicadores de performance;
  • a adoção de sistemas de tecnologia para a gestão e distribuição de rotinas;
  • o investimento em ferramentas de compartilhamento de dados;
  • a adoção de recursos que permitam maior automatização, como a Internet das Coisas;
  • a implementação de políticas de manutenção preventiva de ferramentas de trabalho;
  • o uso de metodologias de trabalho;
  • o treinamento contínuo das equipes.

A qualidade dos fluxos de trabalho de uma empresa está diretamente associada à habilidade de um negócio lucrar. Companhias de qualquer setor, portanto, precisam estar atentas e sempre buscar meios para evitar situações que causam falhas na entrega de resultados.

A redução dos gargalos logísticos, nesse sentido, é um ponto básico para qualquer empreendimento. Garantir que não existam fatores que geram atrasos nos fluxos de transporte tem como efeitos indiretos um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e o aumento da competitividade da empresa. Assim, clientes se manterão mais satisfeitos e a companhia conseguirá sempre atingir bons resultados.

Quer saber como a tecnologia pode ser empregada para reduzir os seus gargalos logísticos? Então fale conosco!

Hey,

deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo. ;)