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ERP e CRM: descubra porque você deveria integrar esses dois sistemas

ERP e CRM são dois dos softwares mais importantes para qualquer empresa nos dias de hoje. Mas você sabe o que cada uma dessas ferramentas faz e como elas ajudam os gestores de negócios a alcançarem suas metas?

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ERP e CRM são dois dos softwares mais importantes para qualquer empresa nos dias de hoje. Mas você sabe o que cada uma dessas ferramentas faz e como elas ajudam os gestores de negócios a alcançarem suas metas?

De forma bem simples, o CRM é focado no relacionamento da companhia com o cliente, enquanto o ERP é usado para a gestão geral da organização, com uma aplicação mais ampla, integrando informações das mais diversas áreas e automatizando processos.

O melhor é que também é possível integrar esses dois sistemas e obter uma visão ainda mais completa do negócio. Por isso, neste post vou explicar melhor os conceitos de ERP e CRM e mostrar os benefícios que você ganha ao fazer a integração dos dois. Vamos lá?

O que é ERP?

ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento dos Recursos da Empresa.

É um software que permite automatizar processos e integrar as atividades de diversas áreas da empresa, como as áreas comercial, fiscal, contábil, financeira, logística, de estoque, de recursos humanos e de produção.

Assim, ele elimina controles paralelos, especialmente por planilhas, que podem resultar em erros, discrepâncias e dificuldade para encontrar os dados procurados. Além disso, facilita a sincronia entre as áreas, elimina retrabalhos, diminui custos e aumenta a confiabilidade dos dados.

O que é CRM?

CRM também é uma sigla, que significa Customer Relationship Management, ou seja, Gestão do Relacionamento com o Cliente. O nome já indica, portanto, o foco da ferramenta.

Por meio desse programa é possível armazenar todas as informações dos contatos e todo o histórico de interações que o cliente já teve com a empresa. É uma ferramenta essencial para o atendimento e para as equipes de marketing e de vendas, que podem direcionar seus esforços de forma mais precisa e ter total controle sobre o que foi feito.

Quais os benefícios de integrar ERP e CRM?

Ao promover a integração entre ERP e CRM, a empresa consegue ter uma visão mais ampla do negócio, olhando tanto para “dentro”, ou seja, para as diversas áreas da empresa, quanto para “fora”, isto é, para os clientes. Veja a seguir algumas das vantagens dessa integração.

Ganho de agilidade

A integração entre ERP e CRM permite que os cadastros dos clientes e dos produtos sejam sincronizados. Assim, os vendedores podem emitir propostas comerciais diretamente do CRM e, após fechar a venda, enviar o pedido diretamente ao ERP, sem retrabalho e liberando mais tempo para que foquem no que realmente precisam fazer: vender!

Confiabilidade da informação

Usando o mesmo exemplo do item anterior, se o vendedor só precisa registrar as informações em um sistema, ele consegue ter certeza de que o produto que ele está vendendo para o cliente está disponível, nas condições que ele mencionou. Além disso, evita possíveis erros por ter que inserir as informações duas vezes, em sistemas diferentes.

Redução de custos

As informações fornecidas pelo CRM são preciosas para a logística da empresa que, conhecendo o perfil das compras dos clientes — sazonalidade e frequência, por exemplo — podem programar o estoque com muito mais eficiência. Dessa forma, evitam gastos desnecessários com estoque em excesso.

O melhor é que existem ERPs que já contam com um CRM, como o Tulipa ERP. Com uma única solução, você pode começar um relacionamento com leads e prospects selecionados, acompanhar o desempenho da sua equipe de vendas, criar um funil de venda, fechar negócios, criar campanhas e, ainda, monitorar os resultados. Com ERP e CRM integrados o ganho de produtividade para a empresa é notório e garantido.

Ficou interessado em conhecer todos esses benefícios de perto? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Estamos sempre prontos para atendê-lo!

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