Tulipa ERP

As 5 melhores dicas para controle de estoque que você não pode perder

controle de estoque é uma atividade estratégica para a empresa. É fundamental para fazer uma boa gestão de custos e ter à mão o item para entregar ao cliente quando necessário, ou a matéria-prima para a fabricação de um produto.

JUNTE-SE AO TIME DE PESSOAS DE SUCESSO

Entre para nossa lista exclusiva e receba com prioridade conteúdos novos toda semana

O controle de estoque é uma atividade estratégica para a empresa. É fundamental para fazer uma boa gestão de custos e ter à mão o item para entregar ao cliente quando necessário, ou a matéria-prima para a fabricação de um produto.

Por isso, fazer o controle de estoque é muito mais do que registrar a entrada e a saída de mercadorias — embora isso não deixe de ser muito importante. É preciso ter um bom planejamento, saber o que vai chegar e o que vai sair, contar com um leque diversificado e confiável de fornecedores e ter indicadores de desempenho para isso.

Por isso, neste post reunimos as 5 melhores dicas para você conseguir ter um ótimo controle de estoque e trazer para a sua empresa todos os benefícios disso. Acompanhe!

1. Faça um inventário da empresa

Aqui ainda estamos na etapa de “arrumar a casa”. Selecione profissionais de sua confiança para fazer a contabilização do inventário da empresa. É preciso considerar cada item estocado e confrontar a quantidade com relatórios de compra e venda. Assim, você vai obter um panorama completo do estoque atual e vai poder desenhar soluções para otimizar o processo.

2. Registre todas as entradas e saídas

Esse é o princípio básico do controle de estoque, o “arroz com feijão”. Se você não sabe o que tem no seu estoque não dá nem para falar das demais dicas. Aqui a organização é o atributo mais necessário. Isso vai poupar você de muita dor de cabeça, de vender mercadoria que não existe, faltar matéria prima para a fabricação do seu produto e paralisar toda a operação ou, na ponta oposta, comprar itens que já estão sobrando no seu estoque, produzindo custos desnecessários.

3. Faça a gestão dos fornecedores

Ter uma gama diversificada de fornecedores, com parceiros confiáveis e ágeis, é fundamental para não ter problemas de estoque. Na medida do possível, evite ficar refém de um único fornecedor. Se ele tiver algum problema, pode não conseguir entregar e você fica na mão. Assim, ter planos de contingência também faz parte do controle para não deixar o estoque desabastecido. Além disso, com mais de um fornecedor fica muito mais fácil negociar preços.

4. Estabeleça e acompanhe indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho (KPIs, na sigla em inglês) permitem fazer comparações, identificar falhas, projetar tendências, traçar metas e ter parâmetros do que pode ser considerado sucesso. Por isso, são fundamentais para todas as áreas da empresa.

Veja alguns dos indicadores que você pode observar:

  • giro dos produtos;
  • índices de avarias;
  • índices de extravios;
  • prazo médio dos fornecedores.

5. Adote um ERP

O ERP é um software de gestão completo, que permite automatizar processos e integrar o controle de estoque às demais áreas da empresa, como vendas e finanças.

Ao centralizar tudo em um único sistema, é possível cruzar dados com facilidade e gerar indicadores que farão a otimização e o controle de estoque, garantindo que não haja nem excesso nem falta de produtos ou matérias-primas.

Agora você já conhece as melhores dicas para controlar o estoque na sua empresa, continue aprofundando seu conhecimento, saiba como fazer uma gestão de compras eficiente e evite desperdícios!

Hey,

deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo. ;)