Tulipa ERP

Como fazer uma gestão de impostos eficiente nas empresas?

Se a sua gestão de impostos é conduzida de forma inadequada, a sua empresa pode sofrer consequências bastante sérias que são capazes até de inviabilizar o seu negócio. Felizmente, não se trata de algo tão complexo de administrar quando se tem o devido direcionamento.

JUNTE-SE AO TIME DE PESSOAS DE SUCESSO

Entre para nossa lista exclusiva e receba com prioridade conteúdos novos toda semana

Se a sua gestão de impostos é conduzida de forma inadequada, a sua empresa pode sofrer consequências bastante sérias que são capazes até de inviabilizar o seu negócio.

Felizmente, não se trata de algo tão complexo de administrar quando se tem o devido direcionamento.

O Brasil é o país com a maior carga tributária da América Latina, o que por si só já mostra o quanto a gestão de impostos pode ser um desafio para as empresas que não se preparam adequadamente.

Para garantir que a sua empresa passe longe do risco de sonegação e cresça mesmo em momentos de crise, é necessário implementar uma boa gestão tributária.

Isso envolve dedicar o tempo adequado a cada etapa do processo, além de contar com as soluções ideais para ajudar nisso.

Confira a seguir algumas dicas que elaborei para você fazer uma gestão de impostos eficiente em sua empresa.

Boa leitura!

 

Realize o enquadramento tributário

Conforme previsto pela lei, a sua empresa pode escolher como será feito o pagamento dos seus impostos, algo definido como enquadramento tributário.

Atualmente, existem quatro possibilidades, segundo a legislação: Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado.

A ideia é escolher o modelo que oferece as melhores condições para a sua empresa.

Para tomar uma decisão eficiente, é necessário considerar as particularidades da sua empresa, como a área de atuação, o tipo de atividade que ela realiza e como costuma realizar seus negócios.

 

Aproveite os incentivos fiscais vigentes

A sua empresa pode se favorecer muito a partir de benefícios fiscais que estejam em vigor, possibilitando direcionar o valor dos seus impostos para determinados projetos e ações.

É por isso que um bom planejamento tributário precisa fazer parte da rotina da sua empresa.

É algo que envolve programar as suas ações para aproveitar as oportunidades do calendário e, assim, atuar de forma mais estratégica.

 

Use um bom Sistema ERP

A tecnologia é uma grande aliada de diversas áreas do negócio, inclusive da gestão tributária.

Com o uso de um software de ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial), é possível otimizar uma série dos seus processos, sendo um deles a gestão de impostos.

Utilizando um software como esse, você não só elimina o risco de muitos erros nessa área como também pode automatizar vários processos para contar com mais produtividade.

É possível trabalhar com informações de alta precisão e estar sempre por dentro da situação tributária da sua empresa.

 

Realize auditorias com frequência

Conferir periodicamente se os processos contábeis da sua empresa estão de acordo com a legislação é uma excelente forma de se livrar de potenciais dores de cabeça.

Para isso, é indispensável realizar auditorias regularmente.

No entanto, é necessário que elas sejam realizadas por equipes qualificadas em contabilidade para que possam enxergar possíveis problemas e aplicar as medidas corretivas necessárias.

Afinal, parte da gestão tributária da sua empresa envolve se prevenir contra problemas.

Tendo em vista a importância de uma boa gestão de impostos para se ver livre do risco de sonegação e várias outras consequências negativas de errar nessa área, fica claro o quão necessário é contar com ajuda profissional.

Além do uso de um software, vale a pena considerar a contratação de uma equipe especializada no assunto.

Nosso artigo foi informativo para você?

Então, aprofunde o seu conhecimento sobre tributação e saiba tudo sobre o bloco K do SPED para não se surpreender negativamente no futuro.

Hey,

deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo. ;)