Tulipa ERP

Confira 4 dicas infalíveis sobre como fazer gestão de compras

No mundo corporativo ganha o jogo quem tiver mais eficiência. Isso implica controlar de perto todas as áreas da empresa, especialmente os custos e as receitas. Assim, a gestão de compras é essencial para alcançar o sucesso que você tanto almeja.

JUNTE-SE AO TIME DE PESSOAS DE SUCESSO

Entre para nossa lista exclusiva e receba com prioridade conteúdos novos toda semana

No mundo corporativo ganha o jogo quem tiver mais eficiência. Isso implica controlar de perto todas as áreas da empresa, especialmente os custos e as receitas. Assim, a gestão de compras é essencial para alcançar o sucesso que você tanto almeja.

Neste artigo vou mostrar como ela impacta a sua empresa e dar 4 dicas infalíveis para você fazer uma gestão de compras impecável e largar na frente da concorrência. Ficou interessado? Acompanhe!


Quais as funções da gestão de compras?

A operação de uma empresa tem que funcionar como um relógio. Isso significa que as matérias-primas precisam estar disponíveis em quantidade suficiente para que a produção não tenha interrupções.

Caso contrário, a entrega para os clientes sai prejudicada e, consequentemente, o faturamento e a imagem da empresa no mercado.

Ao mesmo tempo, matéria-prima em excesso gera custos desnecessários com armazenamento e tira competitividade do seu negócio.

A área de compras tem essa dupla função, de fazer com que a matéria-prima necessária para a produção esteja disponível na quantidade correta — nem mais nem menos —, comprada pelo melhor preço possível, com a qualidade necessária.

Sua atuação tem impacto, portanto, tanto nos custos do negócio quanto na receita, uma vez que ela garante os suprimentos necessários para que a empresa possa fabricar os produtos que serão vendidos.


Como ter uma gestão de compras eficiente?

Agora vou mostrar, na prática, 4 dicas que você não pode deixar de seguir se quiser ter uma gestão de compras eficiente. Confira!


1. Mapeie as necessidades e faça um planejamento estratégico

Se você vai ao médico com um problema de saúde, ele não olha simplesmente para a sua cara e receita um remédio qualquer, certo? O primeiro passo é fazer o diagnóstico.

Para isso, ele conversa com você e o examina, se precisar, solicita novos exames para saber o que está acontecendo e, só então, prescreve o tratamento mais adequado para o seu caso.

A gestão de compras requer o mesmo procedimento. Só conhecendo bem todas as áreas da empresa e suas necessidades você vai ter essa radiografia.

Com isso em mãos, faça um planejamento estratégico que supra essas necessidades. Acredite, se o planejamento é importante para a empresa como um todo, para a gestão de compras ele é imprescindível.


2. Faça a gestão dos fornecedores e negocie

Ficar na mão de um único fornecedor é receita certa para o desespero. E o dia em que esse fornecedor não conseguir entregar? E se ele resolver jogar o preço nas alturas, impactando seus custos e, logo, seu lucro?

Nem pensar, certo? Por isso, faça um acompanhamento constante do mercado, conheça novos fornecedores, negocie sempre e tenha outras opções para casos de necessidade.

Aqui vale uma observação: isso não significa criar um clima de terrorismo entre os diferentes fornecedores. É importante construir um bom relacionamento com eles, porque nunca é demais lembrar que essa é uma via de mão dupla: um precisa do outro.


3. Mantenha um controle rigoroso

Para executar essa atividade com precisão, é preciso manter um controle rigoroso de tudo o que tem a ver com a necessidade de matéria-prima: estoque, produção, vendas (volume e preço).

Assim você vai poder acompanhar com muito mais precisão o que precisar comprar, quanto e quando.


4. Faça uso da tecnologia

Para tornar essa gestão ainda mais eficiente, o uso da tecnologia é fundamental.

Um software de gestão otimiza o controle dos estoques, possibilitando entender quanto tempo cada produto fica na loja, quais são os mais vendidos e pensar em soluções para aqueles que permanecem muito tempo no estoque.

Assim, uma boa gestão de compras aumenta a competitividade da sua empresa. Siga as dicas e, no fim do dia, seu bolso vai me agradecer!

Agora, continue se atualizando e aproveite para saber como automatizar processos na sua empresa e alcançar resultados ainda melhores!

Hey,

deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo. ;)