Tulipa ERP

4 benefícios em automatizar o fluxo de caixa da empresa

automatização de processos é um dos principais benefícios que a tecnologia trouxe para as empresas. Ela alivia o trabalho operacional e permite que a equipe se concentre no que é mais estratégico e tem maior potencial de trazer resultados.

JUNTE-SE AO TIME DE PESSOAS DE SUCESSO

Entre para nossa lista exclusiva e receba com prioridade conteúdos novos toda semana

A automatização de processos é um dos principais benefícios que a tecnologia trouxe para as empresas. Ela alivia o trabalho operacional e permite que a equipe se concentre no que é mais estratégico e tem maior potencial de trazer resultados.

Com o fluxo de caixa não é diferente. Especialmente nos pequenos negócios, é muito comum que o empreendedor comece a fazer esse controle na mão, por planilha. O problema é que, conforme o negócio se desenvolve, fica cada vez mais complicado manter a organização em dia. Assim, não é difícil perder o controle e colocar a gestão financeira em risco.

Por esse motivo, a automatização do fluxo de caixa pode ser muito vantajosa para algumas empresas. Neste post, vou mostrar 4 benefícios de usar a tecnologia para isso. Acompanhe!

1. Reduz o trabalho manual

Como mencionei no começo do texto, a automatização de processos, por definição, elimina trabalhos manuais. Quase todo trabalho repetitivo e recorrente pode ser automatizado, com grandes ganhos para as equipes. Além disso, as máquinas não cometem erros de digitação, não esquecem informações e têm um poder de processamento muito maior. É preciso aproveitar esses benefícios.

2. Aumenta a produtividade

Quando a equipe não tem mais que se preocupar com atividades manuais que tomavam boa parte do seu tempo, abre-se espaço para uma atuação mais analítica. Assim, em vez de inserir informações e conferir se elas estão corretas, é possível dedicar-se à análise de dados, a partir de relatórios gerados pelo próprio sistema.

Com isso, obtém-se informações mais precisas para embasar a tomada de decisão. Além disso, a atuação da equipe se torna mais estratégica e menos operacional, elevando a produtividade da empresa como um todo.

3. Dá mais segurança a questões contábeis e fiscais

Nunca é demais lembrar que os dados de entradas e saídas não são usados apenas gerencialmente. Eles também servem para questões contábeis e fiscais. A automatização do fluxo de caixa garante que todas as informações necessárias estejam no sistema para o cálculo dos impostos, evitando problemas com o fisco e erros que possam gerar multas e juros. Assim, representa segurança e economia para a empresa.

4. Profissionaliza a gestão

A adoção de um software para automatizar o fluxo de caixa faz com que todas as informações fiquem centralizadas em segurança, na nuvem, e que todas as áreas tenham acesso a elas — desde que tenham permissão para isso, claro.

É uma forma muito mais profissional de fazer a gestão financeira do negócio do que em planilhas individuais, que podem se perder pelo caminho, com a troca de pessoas na equipe. Ao centralizar o controle no sistema, é possível rastrear todas as alterações, além de saber quem inseriu ou acessou determinada informação e quando.

Dessa forma, a informação sai da mão do indivíduo e passa a pertencer à empresa.

Agora você já sabe como a automatização do fluxo de caixa pode ajudar a sua empresa. Lembre-se de que o capital humano deve ser usado para aquilo que ele faz melhor: tarefas estratégicas; e que a tecnologia deve ser uma aliada dos negócios, otimizando processos e trazendo informações ricas para auxiliar na tomada de decisão.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e conte como é feito o fluxo de caixa na sua empresa!

Hey,

deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo. ;)