Tulipa ERP

Saiba como automatizar processo de compras da sua empresa

processo de compras é uma etapa estratégica para as empresas. É ali que são selecionados os fornecedores, de onde vêm os insumos para a companhia e que começa a se formar o preço de venda do produto. Por isso, é uma das áreas que mais pode se beneficiar da automatização.

JUNTE-SE AO TIME DE PESSOAS DE SUCESSO

Entre para nossa lista exclusiva e receba com prioridade conteúdos novos toda semana

O processo de compras é uma etapa estratégica para as empresas. É ali que são selecionados os fornecedores, de onde vêm os insumos para a companhia e que começa a se formar o preço de venda do produto. Por isso, é uma das áreas que mais pode se beneficiar da automatização.

Para obter todas as vantagens que a automatização do processo de compras pode trazer, é preciso saber como implementá-la de forma certeira.

Elaborei este post para mostrar para você como essa prática funciona e contar quais são os benefícios de adotá-la. Confira!

Como automatizar o processo de compras?

Em primeiro lugar, é preciso acabar com as planilhas e trocas de e-mails. O setor de compras já deixou há muito tempo de ser um “tirador de pedidos”: hoje, tem um papel estratégico na empresa.

Com o ambiente de negócios tão competitivo, ganha quem tem fornecedores de qualidade, confiáveis e que oferecem bons preços. Para isso, é preciso ter o histórico e um sistema de avaliação deles.

Além disso, as informações não podem depender de um colaborador apenas. Se ele sai da empresa, todo o histórico se perde com ele. Esses dados pertencem à organização, portanto, devem estar armazenados e à disposição de qualquer um que venha a exercer a função de comprador.

Por isso, é preciso investir em um ERP que ajude a automatizar as diversas tarefas que envolvem o processo de compras e consiga fornecer dados agregados que auxiliem na tomada de decisão.

Um ERP de qualidade emite alertas para o comprador, informando-o sobre tudo que ele precisa fazer, em cada passo do processo. Além disso, é possível ter acesso a informações como nota do fornecedor, prazo de entrega e preço.

Como toda a cadeia de produção está integrada no ERP, o comprador sabe o que tem que comprar, em qual quantidade e quando a mercadoria tem que estar na empresa.

Quais os benefícios de automatizar o processo de compras?

A automatização do processo de compras traz mais eficiência para a empresa. Veja como a seguir.

 

Ganho de agilidade

Como boa parte das tarefas é automatizada, há mais agilidade no processo de compra. O responsável é avisado automaticamente de cada parte do processo e não precisa se preocupar em controlá-las.

Redução de erros

Com a eliminação de processos manuais, naturalmente, as chances de erro são reduzidas. Um simples número digitado errado em uma planilha pode gerar uma inadequação de preço ou de quantidade que depois vai demandar retrabalho.

Maior confiabilidade

Com a adoção do ERP, os dados passam a ser sistematizados e não estão mais sob a posse de um colaborador. Assim, é possível incrementar cada vez mais a base para que ela consiga fornecer informações estratégicas, com a certeza de que a decisão está sendo tomada a partir de dados confiáveis.

Integração de setores

No ERP, toda a cadeia de produção da empresa está integrada. Assim, evitam-se falhas como não fazer o pedido da mercadoria ou do insumo necessário, comprar uma quantidade excessiva ou deixar passar o prazo do pedido, afetando a empresa como um todo.

Para escolher a tecnologia ideal, observe, primeiro, a qualidade e a solidez da empresa fornecedora e também se ela é capaz de fazer essa integração. Além disso, escolha um sistema na nuvem, que tem uma instalação mais fácil, elimina custos com servidor e provê maior segurança para os dados.

Assim, a automatização do processo de compras depende necessariamente da adoção de um bom ERP que contenha essa função e seja integrado aos demais setores da empresa. Uma vez que os colaboradores estiverem capacitados a usá-lo, os benefícios para a empresa aparecerão imediatamente.

A tecnologia veio para ficar, como já é bastante claro, e a sua empresa pode fazer dela uma grande aliada para ganhar eficiência e, consequentemente, aumentar os lucros, começando pelo processo de compras.

Gostou do artigo? Aproveite para continuar a leitura e fique por dentro dos impactos da Indústria 4.0 para os negócios.

Hey,

deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo. ;)