Tulipa ERP

Confira 3 ideias incríveis para aumentar a produtividade da empresa

Você já deve ter lido muitas vezes que vivemos em um ambiente de alta competitividade. O motivo pelo qual nos deparamos tanto com essa afirmação é que ela é uma verdade irrefutável. Por isso, quem quer ter sucesso precisa sempre buscar formas de aumentar a produtividade da empresa.

JUNTE-SE AO TIME DE PESSOAS DE SUCESSO

Entre para nossa lista exclusiva e receba com prioridade conteúdos novos toda semana

Você já deve ter lido muitas vezes que vivemos em um ambiente de alta competitividade. O motivo pelo qual nos deparamos tanto com essa afirmação é que ela é uma verdade irrefutável. Por isso, quem quer ter sucesso precisa sempre buscar formas de aumentar a produtividade da empresa.

A produtividade é uma relação de quanto se produz comparado com algum outro parâmetro, que pode ser tempo ou custo, ou os dois. Assim, elevar a produtividade significa produzir mais (ou a mesma coisa) em menos tempo ou com um custo menor. Qual empresário não quer isso, não é mesmo?

Por isso, neste post vou mostrar 3 ideias essenciais para aumentar a produtividade da empresa e ajudar você a se manter à frente da concorrência. Confira!

1. Mantenha o foco nas pessoas

Por mais que se invista em tecnologia, a inteligência do negócio está nas pessoas. As máquinas automatizam processos, geram dados e apontam possíveis soluções. Nada disso adianta, porém, se você não tiver uma equipe que saiba lidar com esse aparato e extrair o que ele tem de melhor a oferecer ao seu negócio.

Portanto, o “foco nas pessoas” tem duplo sentido. Em primeiro lugar, tem o aspecto humano propriamente dito:

  • selecione pessoas com o perfil adequado para a sua empresa;
  • tenha colaboradores de referência nas equipes;
  • busque manter um turnover baixo;
  • não menospreze a importância do clima organizacional.

Além disso, claro que existe a questão da capacitação técnica. Como dissemos, é preciso contar com profissionais qualificados, portanto o investimento em treinamento é fundamental para aumentar a capacidade.

2. Identifique as falhas

A ideia aqui não é procurar culpados, mas, se você não sabe onde as falhas ocorrem, é impossível pensar em soluções para aumentar a produtividade da empresa. O mapeamento dos processos é essencial justamente para identificar as oportunidades de melhoria. Assim, é possível pensar em ideias para reduzir custos, eliminar desperdícios e aprimorar os processos. É preciso que todos tenham bem claro como deve ser o funcionamento ideal e qual é a responsabilidade de cada um.

3. Invista em um ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning, na sigla em inglês) é o software ideal para melhorar a gestão da empresa e alcançar o sonhado aumento de produtividade. Ele consegue automatizar processos, integrando as atividades de diversas áreas da empresa, como:

  • vendas;
  • fiscal;
  • estoque;
  • compras;
  • recursos humanos;
  • produção;
  • logística.

Ao adotar um ERP adequado para a sua empresa, você vai criar uma base de dados integrada confiável. Assim, as diferentes áreas podem trabalhar de forma sincronizada, reduzindo custos, eliminando retrabalhos e evitando perda de informação. Tudo isso já dá uma ideia do potencial de ganho de produtividade que um ERP traz, não é?

Por fim, vale um alerta: evite, também, atitudes que prejudicam a produtividade, como promover um clima organizacional hostil, deixar de ouvir o que sua equipe tem a dizer ou estabelecer metas irreais.

Esse tipo de questão desmotiva o time e tem um efeito cascata: pessoas menos motivadas trabalham com má vontade, logo, produzem menos e com menor qualidade, faltam mais e, na primeira oportunidade, vão embora da empresa. Quando saem, ainda falam mal da organização, o que prejudica a imagem da marca e dificulta a atração de talentos.

Apenas com essas 3 ideias você já pôde notar que aumentar a produtividade da empresa depende de uma gama bem vasta de fatores: pessoas, processos e a tecnologia certa, como um bom ERP.

Agora, aproveite a oportunidade para aprofundar seus conhecimentos e saiba como automatizar processos nas empresas!

Hey,

deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo. ;)