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Passo a passo: aprenda agora como calcular ticket médio

Você já deve ter ouvido falar de alguém que começou do zero e ficou rico mesmo sem conhecer técnicas de gestão, certo? O problema é que o mundo ficou tão complexo que a brecha para isso praticamente se fechou.

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Você já deve ter ouvido falar de alguém que começou do zero e ficou rico mesmo sem conhecer técnicas de gestão, certo? O problema é que o mundo ficou tão complexo que a brecha para isso praticamente se fechou.

Atualmente quem manda é o conhecimento. O empresário precisa ter o máximo de informação sobre a própria empresa, seus clientes, a concorrência e, ainda, saber para onde o vento sopra.

Por isso, é fundamental conhecer as principais métricas do seu negócio. Entre elas está o ticket médio, ou seja, a média de quanto cada cliente gasta.

Só assim você vai conseguir traçar estratégias vencedoras para aumentar suas vendas e garantir seu lugar no topo do pódio. Por isso, vou mostrar como calcular ticket médio e dar algumas dicas poderosas para aumentar as vendas. Acompanhe!


Afinal, o que é ticket médio?

O conceito do ticket médio é bem simples. Nada mais é do que o valor médio que cada cliente gasta na sua empresa, considerando cada compra feita. Fácil!

Mas por que é importante saber qual é o ticket médio?

Como diz o ditado, se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Isso quer dizer que é preciso ter na ponta do lápis as principais métricas da sua empresa e definir quais são as metas de crescimento.

Aqui é importante lembrar a regra de ouro para o estabelecimento de metas: elas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e devem ter um prazo.

O ticket médio é um dos indicadores mais importantes de uma empresa. Levando em consideração seus custos fixos e variáveis, é possível calcular qual deve ser o ticket médio necessário para alcançar a lucratividade.


Como calcular o ticket médio?

Como expliquei acima, o ticket médio é o valor médio gasto em cada compra. Assim, a fórmula de cálculo desse indicador é praticamente autoexplicativa:

Ticket médio = faturamento total / número de pedidos

Vamos a um exemplo prático. Imagine que, em um determinado dia, sua empresa fez cinco vendas, nos seguintes valores: R$ 100, R$ 120, R$ 180, R$ 50 e R$ 70. Assim, o faturamento total foi de R$ 520. Como foram 5 pedidos, o ticket médio foi de R$ 104.

Simples, não é? Você pode determinar quais períodos quer analisar para ter as informações mais importantes para a sua empresa: diário, semanal, mensal etc. Também é possível, por exemplo, calcular o ticket médio para cada produto.

O ticket médio ideal varia de negócio para negócio, mas isso não muda o fato de que é uma métrica fundamental e que deve ser monitorada de perto.


Como aumentar o ticket médio da empresa?

Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para aumentar o ticket médio do seu negócio. Confira abaixo 3 das mais consagradas.

Ofereça combos

Os combos promocionais são grupos de produtos que, quando adquiridos em conjunto, têm um preço mais baixo do que se fossem comprados separadamente.

Recomende produtos relacionados

A Amazon foi uma das precursoras dessa estratégia. Quando você escolhe um produto no site da empresa, logo ela exibe outros produtos relacionados como sugestão.

Essa não é apenas uma maneira de aumentar seu ticket médio, mas também de prestar um serviço para o cliente.

Invista na fidelização

O cliente que volta a comprar com você provavelmente está satisfeito e propenso a gastar mais, afinal ele agora confia na empresa. Estimular esse comportamento só vai trazer benefícios para você.

Ofereça descontos ou créditos para a próxima compra ou adote um programa de fidelidade que premie os clientes de acordo com o valor gasto em um determinado período de tempo. Quanto mais ele comprar com você, melhor será o prêmio.

Vimos aqui como calcular ticket médio e você já sabe o que fazer para alavancar suas vendas. Agora é hora de colocar a mão na massa!

Gostou do artigo? Então deixe um comentário contando qual a sua estratégia para aumentar o ticket médio da sua empresa!

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